top of page

Prejuízos à Amazônia para o fortalecimento do setor agropecuário

   As pastagens na região Norte do Brasil provocam uma redução nos índices de chuva local em cerca de 4%. Considerada uma fronteira agrícola, além da produção para o consumo animal, na região são produzidas mandioca, milho, arroz e soja para a exportação. 

​

   O Estado do Pará, onde se concentra a maior parte das plantações, é exemplo de maior produtor de fibras não só da região, como de todo o país, respondendo por cerca de 80%. No Estado do Amazonas também estão localizadas as grandes atividades destinadas ao cultivo de alimentos destinados aos animais de abate.

 

  A expansão agropecuária, especialmente na Amazônia, tem provocado devastações irreversíveis à floresta. A expansão agropecuária ocorre de forma geométrica. Projeções para o futuro desta atividade evidenciam que se permanecer nesse ritmo, em pouco tempo o clima da região se alterará dramaticamente, comprometendo todo o ecossistema. 
O cultivo desses produtos ocorre, especialmente, em propriedades rurais de pequeno porte, nas quais são desenvolvidas plantações por meio de mão-de-obra familiar técnicas rudimentares. Esse tipo de plantação resulta em baixa produtividade, e consequentemente desgaste avassalador nas terras utilizadas para este fim. 

 

   Os produtos têm como destino o abastecimento da família do próprio agricultor e a comercialização no mercado local. Em geral, os índices de produtividade da agricultura nortista são baixos se comparados a outras regiões do país. Nessa perspectiva, o fator que mais preocupa é a substituição da floresta em detrimento à pastagem. O solo amazônico é pobre em nutrientes, desse movo, uma vez retirado, o local se transforma em um deserto, ficando impossível a área ser aproveitada novamente.


  A atividade rural é desenvolvida de maneira tradicional ou extensiva. Os animais são criados soltos, sem receber maiores cuidados, resultando em baixa produtividade. As principais criações são de bovinos e bubalinos, e a região Norte abriga o maior rebanho do país.

 

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm

bottom of page